ESCOLA DE CICLISMO
GRUPO DESPORTIVO DE LOUSA


Escola de Ciclismo do Lousa
História e tradição...
"...na década de cinquenta, a bicicleta era um dos principais meios de transporte, os automóveis eram poucos e muitos utizavam-na diáriamente para se deslocarem para o trabalho. A malta mais jovem aos fins de semana iam dar uma voltinha, alguns às festas ou até mesmo para irem visitar a namorada."
Estávamos em 1955 e eis que um grupo de amigos que já gostavam de ciclismo e de acompanharem as provas da época, com muita coragem e determinação, decidiram criar uma secção de ciclismo. Nessa altura a nossa primeira equipa recrutada de entre esses amigos, começou a correr na categoria de populares e logo com grandes resultados ao nível regional. Não foi preciso esperar muito para que um atleta nosso, obtivesse o titulo regional nessa categoria, trata-se de Manuel Caneira um ciclista da nossa região e que foi campeão regional em 1959 e vice campeão nacional em 1960. Estava lançado o mote para que outros igualassem ou superassem essas proezas. Até ao ano de 1975 onde nos mantivemos sempre na categoria de populares, fomos formando grandes atletas que daqui partiam para o Benfica ou para o Sporting os grandes da época. Éramos como que uma academia de formação, alcançamos centenas de vitórias e o exemplo disso está patenteado na nossa grandiosa sala de troféus. São muitos os nomes desse período, mas aqui ficam alguns deles: João Sarreira, Leonel Miranda, AntónioMarta, Alvaro Roque, António Brás, Joaquim Manuel "Palhagueiras", Vasco Monteiro, António Adão, Elias Campos e Abel Coelho etc. Agostinho esteve mesmo para começar a sua carreira na nossa equipa, mas os seus 24 anos com que se iniciou, permitiu-lhe a possibilidade de ir treinar ao Sporting e claro o nosso amigo por lá ficou e venceu. Referindo ainda a decada de sessenta, tivemos alguns atletas que com provas no mesmo dia de manhã e de tarde, chegaram a vencer as duas no mesmo dia, como exemplo refiro-me a António Marta ou a Leonel Miranda que ainda hoje é o ciclista que num só ano venceu perto de 30 corridas.
Na década de setenta muitos titulos surgiram, começaram as participações em voltas a Portugal e além fronteiras, as vitórias que foram aparecendo e os nomes que por cá passaram, fizeram do G.D. de Lousa uma referencia impar no ciclismo nacional, as vitórias de Adelino Teixeira em 1977 e Francisco Miranda em 1980 na volta a Portugal, mais alguns triufos colectivos e os vários campeões nacionais que foram desfilando por cá ano após ano, colocaram o nosso clube no patamar mais alto do ciclismo nacional.
Foram eles: António Adão (vencedor do CR do Campeonato do Mundo de Júniores na Áustria), Firmino Bernardino, Armindo Lúcio, Marco Chagas, Alexandre Ruas, Jacinto Paulinho, Carlos Santos, Lima Fernandes, Benjamim Carvalho, Manuel Cunha, Joaquim Salgado, Joaquim Gomes, Fernando Carvalho, Pedro Silva e tantos outros, que deram o seu contributo ao nosso vasto palmarés com vários titulos nacionais. Curiosamente Orlando Rodrigues (vencedor de duas voltas a Portugal) e Américo Silva, também eles iniciaram a modalidade no Lousa. Mais recentemente, Hugo Lúcio, Samuel Martins, Hélder Miranda, Isa Baleiras, Hugo Rodrigues, Bruno Pires, Pedro Paulinho, André Mourato, Frederico Figueiredo ou João Silva a mais recente e jovem promessa da atualidade.
Nas escolas temos tido muitos jovens em foco nos últimos tempos, mas gostariamos de destacar a grande atleta Joana Ferreira, campeã de BTT e de estrada juvenil em 2009 e o Gonçalo Ferreira com mais de vinte vitórias em 2013.
No presente somos a segunda equipa mais antiga de Portugal a seguir ao Tavira (equipa mais antiga do mundo) e quarta a nível mundial em prática contínua da modalidade.
Muito mais haveria para falar do passado mas aqui ficam muito resumidamente os feitos e as figuras que ajudaram a construir um histórico do ciclismo nacional.
E quando todos pensávamos que o Lousa iria terminar, eis uma nova secção a tomar posse.
Afinal o nosso propósito é tentar continuar a levar o nome do Lousa e da nossa região a todos os locais onde haja ciclismo.
O nosso projecto actual de escolas abrange os seguintes escalões: benjamins, iniciados, infantis e juvenis.
Obrigado amigos.
"E porque acreditamos no amanhã...lutaremos."
Texto
H.Bernardo
















Manuel Caneira
António Adão
Francisco Miranda
Carlos Santos
Benjamin Carvalho
Adelino Teixeira Final da Volta no estádio do Restelo 1977
Samuel Martins
Adelino Teixeira
Equipa de 1979 com:Firmino Bernardino, Raul Fachadas, Carlos Santos, Celestino Jesus, Abel Coelho, Marco Chagas e Orlando Alexandre, Treinador
Hugo Rodrigues
Equipa Campeã Nacional de Contra- Relógio Júniores 1995
A camisola que os nossos atletas já conquistaram meia centena de vezes
Pedro Paulinho
Gonçalo Ferreira
André Mourato
João Silva
Estas são apenas algumas das fotos que temos expostas no nosso salão de convívio, muitos são os atletas, amigos e familiares que guardam consigo as camisolas e fotos dos êxitos obtidos ao serviço do Lousa. Outros títulos vos gostariamos de mostrar como por exemplo os de Leonel Miranda, Firmino Bernardino, Alexandre Ruas, Carlos Santos, Joaquim Salgado, Fernando Carvalho, Carlos Marta, Pedro Silva, Vitor Rodrigues, Américo Silva e muitos outros que de momento não nos ocorre. Campeões nacionais de pista em várias disciplinas, de estrada, contra-relógio, rampa, Ciclocross, Btt, vencedores de Clássicas como o Porto-Lisboa, Volta ao Algarve 5 vezes (equipa mais vezes vencedora individualmente), volta ao Alentejo, Volta à Madeira, Prémios Joaquim Agostinho, JN, Abimota, Lisboa, Sumol, Robialac, Minho, Loures, Circuitos de Nafarros, Malveira, Alfeizeirão, Bombarral, para além de algumas vitórias em Espanha. Também as nossas escolas já venceram por várias vezes em todas as provas da zona sul e nas mais importantes provas nacionais. São mais de 6.000 os troféus que guardamos na nossa sala, uma honra enorme para todos os Lousenses.
"Ser do Lousa é sentir o ciclismo com muita paixão e carinho."
Até ao próximo título...
Texto
H. Bernardo
